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EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

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PÚBLICO ALVO: Professores, coordenadores, supervisores, diretores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e todos os outros profissionais da área educacional e clínica que direta e indiretamente atuam na área de educação.

OBJETIVO: Desenvolver competências para o atendimento à educação especial com ênfase deficiência intelectual em crianças e adolescentes e suas características, visando o desenvolvimento, socialização e aprendizagem de atividades teóricas-práticas em contextos escolares.

CARGA HORÁRIA: 640 HORAS CÓDIGO NO MEC 60.503

DISCIPLINA
Didática do Ensino Superior
Metodologia da Pesquisa Científica
(Projeto Pedagógico em Educação Especial)
Fundamentos Filosóficos, Históricos, Políticos e Legais da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil
Bases Pedagógicas e Científicas da Educação Inclusiva Especial
Fundamentos Biológicos e Psicológicos das Deficiências
Aspectos Sociais, Familiares e Escolares de alunos com Necessidades de Educação Especial
Aspectos da Saúde aplicada à Educação Especial, Psicologia do Desenvolvimento, Síndromes, Transtornos e Deficiência Intelectual
Aspectos Psicossociais, Culturais e Linguísticos dos diferentes níveis de escolaridade de alunos com Deficiência Intelectual
Bases Neuropsicológicas da Aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual
Currículo Escolar e Inclusão em Deficiência Intelectual
Deficiência Intelectual: Implicações para uma prática educativa inclusiva
Ensino de Habilidades de Comunicação Alternativa
Jogos e Brincadeiras com recursos facilitadores do desenvolvimento de pessoas com Deficiência Intelectual
Condutas pedagógicas inclusivas em Deficiência Intelectual: Procedimento de Ensino e Avaliação
Projeto Político Pedagógico e Atenção à diversidade
Recursos da Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
Estágio Supervisionado
Trabalho de Conclusão de Curso

APROVAÇÃO: Para conclusão do curso, obtenção do título e expedição de certificado o aluno deverá ter média superior a 7,0 em todas as disciplinas e frequência superior mínima de 75% da carga horária total do curso, salvo os casos respaldados legalmente, e entregar artigo científico contendo entre 15 e 20 laudas (ABNT).