EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE EM DEFICIÊNCIA VISUAL

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PÚBLICO ALVO: Graduados no curso de Pedagogia e áreas afins, Profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

OBJETIVO: Qualificar profissionais para que atuem através de uma Educação Interdisciplinar em organizações sociais, e/ou instituições escolares. Oferecer subsídios teóricos e práticos que colaborem para a compreensão da pessoa com necessidades educacionais especiais e sua inclusão no ensino regular.

CARGA HORÁRIA: 640h CÓDIGO NO MEC 60.504

DISCIPLINA
Didática do Ensino Superior
Metodologia da Pesquisa Científica
Fundamentos Filosóficos, Históricos, Políticos e Legais da Educação Especial e da Educação Inclusiva no Brasil
Bases Pedagógicas e Científicas da Educação Inclusiva Especial
(Deficiência Auditiva, Visual e Intelectual)
Fundamentos Biológicos e Psicológicos das Deficiências
Aspectos Sociais, Familiares e Escolares de alunos com Necessidades de Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado – AEE na Deficiência Visual
Aprendizagem do Aluno com Deficiência Visual
Introdução à Educação a distância
A Tecnologia Assistiva Aplicada à Educação e ao Trabalho da Pessoa com
Deficiência Visual
Sistema Braille e Produção de Material Adaptado
Matemática Adaptada e Cálculo no Soroban
Artes, Cultura e Desporto para Pessoas com Deficiência Visual
Adaptações Pedagógicas e Dificuldades De Aprendizagem
Família e Escola: Atividades de Vida Autônoma
Práticas Pedagógicas Inclusivas e Adequação Curricular para Alunos com Deficiência Visual
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio Supervisionado

APROVAÇÃO: Para conclusão do curso, obtenção do título e expedição de certificado o aluno deverá ter média superior a 7,0 em todas as disciplinas e frequência superior mínima de 75% da carga horária total do curso, salvo os casos respaldados legalmente, e entregar artigo científico contendo entre 15 e 20 laudas (ABNT).