PÚBLICO ALVO:
Pessoas com nível superior em qualquer área ouvintes e não ouvintes

OBJETIVO: PÓS LIBRAS E EDUCAÇÃO PARA SURDOS

OBJETIVOS:
1) Capacitar pedagógica e linguisticamente profissionais graduados para exercerem atividades junto a pessoas Surdas.
2) Capacitar pedagógica e linguisticamente profissionais graduados em pedagogia para atuarem como professores de Surdos em contexto inclusivo ou não, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.
3) Capacitar pedagógica e linguisticamente profissionais graduados em pedagogia e letras para o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, para atuação no ensino fundamental I (pedagogia), ensino fundamental II, médio e superior (letras), bem como em instituições públicas e privadas, e empresas concessionárias de serviços públicos.
4) Capacitar pedagógica e linguisticamente profissionais graduados na área de Educação para atuaremos como professores de Surdos em contexto inclusivo ou não, em instituições públicas e privadas, e empresas concessionárias de serviços públicos.
5) Portadores de diploma de nível superior (licenciatura específica) e fluentes em Libras poderão atuar como docente para o ensino de Libras como segunda língua para ouvintes ou primeira língua para Surdos no ensino fundamental, médio e superior, bem como em instituições públicas e privadas, e empresas concessionárias de serviços públicos.

DISCIPLINA
EDUCAÇÃO DE SURDOS: historicidade e política atual
Fundamentos Culturais, Sociológicos e Políticos da Surdez
A prática da Libras 1
Introdução à Linguística Geral
Linguística da Libras
A prática da Libras 2
Bilinguismo para Surdos: aquisição de L1 e L2
Políticas Educacionais atuais: Escola inclusiva e escola inclusiva bilíngue
Signwriting – Escrita de Sinais
Fisiologia da audição, Surdez e dispositivos eletrônicos. O implante coclear
A Língua Portuguesa Oral como L2
Didática e ensino de Libras para Surdos (L1) e para ouvintes (L2)
Linguagem e cognição na criança Surda
Didática e ensino no Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Métodos de ensino de L2
Didática e ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa como L2 para alunos Surdos
Letramento e Surdez
A prática na sala de aula: planejamento de aulas/atividades e elaboração de material didático
A atuação do intérprete /interlocutor em sala de aula
Didática e Ensino para alunos com deficiências múltiplas
A família e suas relações com a Surdez e as pessoas Surdas
Vocabulário específico das disciplinas curriculares
Supervisão de estágio
Metodologia científica e orientação de monografias
Estágio Supervisionado

APROVAÇÃO: Para conclusão do curso, obtenção do título e expedição de certificado o aluno deverá ter média superior a 7,0 em todas as disciplinas e frequência superior mínima de 75% da carga horária total do curso, salvo os casos respaldados legalmente.

Fale no WhatsApp!
Dúvidas?
Olá,
Podemos ajudar?