Licenciatura em Pedagogia

Preços e condições especiais

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Descrição

OBJETIVO

  • Analisar as práticas pedagógicas que envolvem a escolarização inicial, no conjunto das dimensões presentes ou ausentes no currículo escolar para este nível de ensino;
  • Favorecer o desenvolvimento de atitudes de investigação e de pesquisa na formação dos professores, através da associação entre teoria e prática;
  • Formar professores capazes de conhecer e adequar os conteúdos da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos, do mundo físico e natural e da realidade social e política, de modo a assegurar sua aprendizagem pelos alunos;
  • Investir em sólida formação teórica dos campos que constituem os saberes da docência para a educação infantil e para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • Propiciar a capacitação para o atendimento pedagógico de qualidade para crianças em seus aspectos físicos, psicológicos, culturais e cognitivos na perspectiva das interações sociais e de cidadania, considerando a complexidade do mundo atual e suas perspectivas futuras;
  • Propiciar condições para que o futuro professor perceba a realidade escolar como ímpar, com dinâmica interna própria e que se situa num contexto sociocultural concreto;
  • Proporcionar ao aluno docente a descoberta e a vivência das diferentes linguagens do aluno, por meio de um diálogo expressivo de sua cultura, que venha contribuir para a construção de novos saberes, de forma crítica, consciente e atuante;

Trabalhar as diferentes capacidades do futuro professor – cognitivas, afetivas, físicas, éticas, estéticas, de inserção social e de relação interpessoal – para tornar possível a construção e reconstrução de conhecimentos, valorizando a crença na própria capacidade, na disponibilidade e na curiosidade para aprender:

  • Na organização e na gestão de sistemas de ensino e unidades escolares;
  • Na gestão de projetos e experiências educativas;
  • Na gestão de processos educativos no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento e à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação.

CAMPO DE ATUAÇÃO

  • Professor na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, educação de jovens e adultos
  • Gestão, Orientação e Supervisão escolar.
  • Projetos Didáticos, Sociais e Culturais, que visem o desenvolvimento educacional de crianças e jovens.

DIFERENCIAIS DO CURSO DA FGP

  • Oferecemos para os nossos alunos o suporte, a liberdade e o acesso a conteúdos e práticas de modernas
  • Modelo acadêmico inovador: mesclando disciplinas teóricas básicas com trilhas de ensino diferenciadas.
  • Acesso a Laboratórios e Informática com Softwares específicos das diversas áreas da Pedagogia.
  • Desenvolvimento de Projetos Integradores Interdisciplinares.
  • Professores Mestres e doutores com ampla experiência Acadêmica e Profissional
  • Vasta programação de Eventos e Palestras para aproximação dos alunos com profissionais de mercado.
  • Visitas Monitoradas à Escolas Municipais e Estaduais

Ao final do Curso de Pedagogia, espera-se que os futuros profissionais:

  • Tenham se desenvolvido integralmente como pessoas, como profissionais e como cidadãos;
  • Tenham aprendido a valorizar o conhecimento e os bens culturais e a acessá-los autonomamente;
  • Tenham adquirido critérios para selecionar o que é relevante, a partir da investigação, do questionamento e da pesquisa;
  • Possam construir hipóteses, compreendam e raciocinem logicamente; comparem e estabeleçam relações, façam inferências e generalizações, demonstrando confiança na sua própria capacidade de pensar;
  • Relacionem sistematicamente a teoria com a prática através de uma postura crítico-reflexiva;
  • Tenham um domínio de conhecimentos específicos e pedagógicos e a adequada compreensão das questões relacionadas ao seu trabalho;
  • Tenham o domínio de estratégias e mecanismos;
  • Assumam um papel não somente de transmissores do conhecimento, mas de facilitadores da aprendizagem, estimulando seus alunos para as diferentes possibilidades de aquisição desse conhecimento;
  • Adotem em sua prática profissional uma pedagogia ativa que permita desenvolver em seus alunos a capacidade de aprender a aprender.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

O profissional egresso do Curso de Pedagogia da Faculdade Gennari e Peartree, no tocante à sua área de conhecimento, deverá estar apto a:

  • Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
  • Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos alunos nas suas relações individuais e coletivas;
  • Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares;
  • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

DURAÇÃO: 4 ANOS

CARGA HORÁRIA: 3.336 horas

  • A ludicidade no Desenvolvimento da Aprendizagem
  • Alfabetização e Letramento
  • Antropologia: Realidade Brasileira e Diversidade Étnico-Racial
  • Atividades Complementares
  • Avaliação da Aprendizagem
  • Bases Epistemológicas e Metodológicas do Ensino da Língua Portuguesa
  • Bases Epistemológicas e Metodológicas do Ensino da Matemática
  • Bases Epistemológicas e Metodológicas do Ensino das Ciências Naturais
  • Bases Epistemológicas e Metodológicas do Ensino das Ciências Sociais
  • Cultura Organizacional nas Escolas
  • Desenvolvimento Biológico da Criança e Prevenção
  • Didática: Competências e Habilidades Docentes
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação e Currículo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Educação Inclusiva: Perspectivas Sociais e Culturais
  • Educação, Cidadania e Movimentos Sociais
  • Educação, Meio Ambiente e Ecologia
  • Elaboração e Gestão de Projetos Educativos
  • Ensino de Libras
  • Estágio Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
  • Estágio Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental II
  • Estágio Supervisionado em Educação Infantil
  • Estágio Supervisionado em Gestão Escolar
  • Estrutura Organizacional das Escolas
  • Ética e Educação
  • Filosofia da Educação
  • Formação Pedagógica do Educador Infantil
  • História da Educação Brasileira
  • História da Infância e Multiculturalismo
  • Leitura e Produção de Textos
  • Linguagens Infantis e Conceitos Matemáticos
  • Literatura Infantil – A arte de ler e contar histórias
  • Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa
  • Pedagogia nas Instituições Não Escolares
  • Pesquisa Educacional
  • Política e Planejamento Educacional
  • Políticas Públicas para a Educação Brasileira
  • Princípios e Métodos em Gestão Educacional: Administração e Supervisão
  • Projetos Integrados da Prática Docente: Literatura Infantil
  • Projetos Integrados de Prática Docente: Aplicativos Educacionais
  • Projetos Integrados de Prática Docente: Recursos Pedagógicos
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
  • Sociologia da Educação
  • Tecnologias Aplicadas à Gestão Escolar
  • Trabalho de Conclusão de Curso

OPTATIVAS

  • Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva
  • Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual
  • Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual
  • Educação Especial com ênfase em Educação para Autista
  • Fundamentos da Educação Especial
  • Fundamentos Teóricos da Educação Infantil
  • Legislação Educacional
  • Temática Indígena na Sala de Aula