Descrição
OBJETIVO
- Analisar as práticas pedagógicas que envolvem a escolarização inicial, no conjunto das dimensões presentes ou ausentes no currículo escolar para este nível de ensino;
- Favorecer o desenvolvimento de atitudes de investigação e de pesquisa na formação dos professores, através da associação entre teoria e prática;
- Formar professores capazes de conhecer e adequar os conteúdos da língua portuguesa, da matemática, de outras linguagens e códigos, do mundo físico e natural e da realidade social e política, de modo a assegurar sua aprendizagem pelos alunos;
- Investir em sólida formação teórica dos campos que constituem os saberes da docência para a educação infantil e para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
- Propiciar a capacitação para o atendimento pedagógico de qualidade para crianças em seus aspectos físicos, psicológicos, culturais e cognitivos na perspectiva das interações sociais e de cidadania, considerando a complexidade do mundo atual e suas perspectivas futuras;
- Propiciar condições para que o futuro professor perceba a realidade escolar como ímpar, com dinâmica interna própria e que se situa num contexto sociocultural concreto;
- Proporcionar ao aluno docente a descoberta e a vivência das diferentes linguagens do aluno, por meio de um diálogo expressivo de sua cultura, que venha contribuir para a construção de novos saberes, de forma crítica, consciente e atuante;
Trabalhar as diferentes capacidades do futuro professor – cognitivas, afetivas, físicas, éticas, estéticas, de inserção social e de relação interpessoal – para tornar possível a construção e reconstrução de conhecimentos, valorizando a crença na própria capacidade, na disponibilidade e na curiosidade para aprender:
- Na organização e na gestão de sistemas de ensino e unidades escolares;
- Na gestão de projetos e experiências educativas;
- Na gestão de processos educativos no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento e à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação.
CAMPO DE ATUAÇÃO
- Professor na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, educação de jovens e adultos
- Gestão, Orientação e Supervisão escolar.
- Projetos Didáticos, Sociais e Culturais, que visem o desenvolvimento educacional de crianças e jovens.
DIFERENCIAIS DO CURSO DA FGP
- Oferecemos para os nossos alunos o suporte, a liberdade e o acesso a conteúdos e práticas de modernas
- Modelo acadêmico inovador: mesclando disciplinas teóricas básicas com trilhas de ensino diferenciadas.
- Acesso a Laboratórios e Informática com Softwares específicos das diversas áreas da Pedagogia.
- Desenvolvimento de Projetos Integradores Interdisciplinares.
- Professores Mestres e doutores com ampla experiência Acadêmica e Profissional
- Vasta programação de Eventos e Palestras para aproximação dos alunos com profissionais de mercado.
- Visitas Monitoradas à Escolas Municipais e Estaduais
Ao final do Curso de Pedagogia, espera-se que os futuros profissionais:
- Tenham se desenvolvido integralmente como pessoas, como profissionais e como cidadãos;
- Tenham aprendido a valorizar o conhecimento e os bens culturais e a acessá-los autonomamente;
- Tenham adquirido critérios para selecionar o que é relevante, a partir da investigação, do questionamento e da pesquisa;
- Possam construir hipóteses, compreendam e raciocinem logicamente; comparem e estabeleçam relações, façam inferências e generalizações, demonstrando confiança na sua própria capacidade de pensar;
- Relacionem sistematicamente a teoria com a prática através de uma postura crítico-reflexiva;
- Tenham um domínio de conhecimentos específicos e pedagógicos e a adequada compreensão das questões relacionadas ao seu trabalho;
- Tenham o domínio de estratégias e mecanismos;
- Assumam um papel não somente de transmissores do conhecimento, mas de facilitadores da aprendizagem, estimulando seus alunos para as diferentes possibilidades de aquisição desse conhecimento;
- Adotem em sua prática profissional uma pedagogia ativa que permita desenvolver em seus alunos a capacidade de aprender a aprender.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O profissional egresso do Curso de Pedagogia da Faculdade Gennari e Peartree, no tocante à sua área de conhecimento, deverá estar apto a:
- Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
- Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
- Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
- Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
- Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos alunos nas suas relações individuais e coletivas;
- Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
- Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
- Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
- Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
- Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
- Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares;
- Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
- Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
- Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
DURAÇÃO: 4 ANOS
CARGA HORÁRIA: 3.336 horas
- A ludicidade no Desenvolvimento da Aprendizagem
- Alfabetização e Letramento
- Antropologia: Realidade Brasileira e Diversidade Étnico-Racial
- Atividades Complementares
- Avaliação da Aprendizagem
- Bases Epistemológicas e Metodológicas do Ensino da Língua Portuguesa
- Bases Epistemológicas e Metodológicas do Ensino da Matemática
- Bases Epistemológicas e Metodológicas do Ensino das Ciências Naturais
- Bases Epistemológicas e Metodológicas do Ensino das Ciências Sociais
- Cultura Organizacional nas Escolas
- Desenvolvimento Biológico da Criança e Prevenção
- Didática: Competências e Habilidades Docentes
- Dificuldades de Aprendizagem
- Educação de Jovens e Adultos
- Educação e Currículo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Educação Inclusiva: Perspectivas Sociais e Culturais
- Educação, Cidadania e Movimentos Sociais
- Educação, Meio Ambiente e Ecologia
- Elaboração e Gestão de Projetos Educativos
- Ensino de Libras
- Estágio Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental I
- Estágio Supervisionado em Anos Iniciais do Ensino Fundamental II
- Estágio Supervisionado em Educação Infantil
- Estágio Supervisionado em Gestão Escolar
- Estrutura Organizacional das Escolas
- Ética e Educação
- Filosofia da Educação
- Formação Pedagógica do Educador Infantil
- História da Educação Brasileira
- História da Infância e Multiculturalismo
- Leitura e Produção de Textos
- Linguagens Infantis e Conceitos Matemáticos
- Literatura Infantil – A arte de ler e contar histórias
- Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa
- Pedagogia nas Instituições Não Escolares
- Pesquisa Educacional
- Política e Planejamento Educacional
- Políticas Públicas para a Educação Brasileira
- Princípios e Métodos em Gestão Educacional: Administração e Supervisão
- Projetos Integrados da Prática Docente: Literatura Infantil
- Projetos Integrados de Prática Docente: Aplicativos Educacionais
- Projetos Integrados de Prática Docente: Recursos Pedagógicos
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Sociologia da Educação
- Tecnologias Aplicadas à Gestão Escolar
- Trabalho de Conclusão de Curso
OPTATIVAS
- Educação Especial com ênfase em Deficiência Auditiva
- Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual
- Educação Especial com ênfase em Deficiência Visual
- Educação Especial com ênfase em Educação para Autista
- Fundamentos da Educação Especial
- Fundamentos Teóricos da Educação Infantil
- Legislação Educacional
- Temática Indígena na Sala de Aula