Donos de cães em Pederneiras puderam vacinar gratuitamente seus animais contra a raiva na FGP. Alunos do curso de Medicina Veterinária da FGP fizeram uma análise geral da saúde dos cachorros. Aferiram as frequências cardíaca e respiratória, analisaram possíveis lesões de pele, a mucosa e aplicaram a vacina. Os proprietários receberam uma carteira de vacinação com indicação do prazo da próxima dose e o resultado da do exame físico. Nenhum dos animais que passou pela consulta apresentou más condições de saúde. “Além de proporcionar a prática aos alunos e ser uma possibilidade de atuação do estudante ao ser formar, a iniciativa possibilita uma contribuição desses futuros profissionais com a responsabilidade que todos nós temos com os animais, que é a de cuidar e zelar pelo bem-estar deles”, ressalta Ayrton Hilgert, coordenador do curso na FGP e organizador da iniciativa ao lado do professor Guilherme Fernandes.
Para a aluna Gabrielle Barbosa, que cursa o primeiro ano de Medicina Veterinária, a aula prática fez toda a diferença no aprendizado. “Poder praticar aquilo que você estuda em sala de aula é fundamental para nosso aperfeiçoamento. Foi uma oportunidade de fazermos um exame físico de todos os animais, anotar todas as informações sobre o estado de saúde de cada um e finalizar o atendimento com a vacinação. Essa ação foi um grande diferencial para mim no encerramento deste semestre”, ressalta.
Muitos donos de cães de bairros vizinhos da Faculdade compareceram para imunizar seus animais e colocar a carteira de vacinação dos bichinhos de estimação em dia. Antes da atividade prática, os alunos de Veterinária assistiram a uma palestra com o professor Ayrton Hilgert sobre as consequências da raiva em animais, uma doença 100% letal e que só pode ser evitada com a prevenção. (Assessoria de Imprensa)