Descrição
OBJETIVO
A realidade atual nos apresenta um grande desafio em termos de modernidade e competitividade. O curso de Bacharel em Psicologia da Faculdade Gennari e Peartree buscará a superação deste grande desafio, através do oferecimento de uma formação que possibilite a definição de um perfil profissional adequado ao mercado de trabalho atual, contemplando, ao mesmo tempo, a Psicologia como ciência e profissão. Considerando ser Diretrizes da IES a análise do mercado e o estudo de suas necessidades atuais e futuras, definiu-se por um profissional Psicólogo com formação Generalista capacitado a exercer atividades referentes à:
- Psicologia e processos clínicos, que envolve a concentração em competências para atuar, de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas, frente a questões e demandas de ordem psicológica apresentadas por indivíduos ou grupos em distintos contextos;
- Psicologia e processos de prevenção de saúde, que abarca a concentração em competências definidas no núcleo comum da formação para ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, voltadas à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e a qualidade de vida em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas, além de compreender as necessidades e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de conhecimentos habilidades, atitudes e valores e, os estágios curriculares visam a prática das seguintes competências específicas;
Psicologia e processos de investigação científica referem-se às capacidades que possibilitam compreensão da ciência em seu duplo papel, como sistema de conhecimentos úteis para a vida e um mapa para a ação, promovendo a convivência e o trabalho humanos; e como modo de construção de interpretações da realidade e diálogo com a sociedade. Os processos de investigação científica, que consistem na concentração em conhecimentos, habilidades e competências de pesquisa já definidas no núcleo comum da formação, de forma a capacitar o formando para analisar criticamente as diferentes estratégias de pesquisa, conceber, conduzir e relatar investigações científicas de distintas naturezas.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O Curso de Psicologia da Faculdade Gennari e Peartree visa promover uma formação profissional generalista, humanista, crítica e reflexiva a seus egressos, de forma a capacitá-los para pluralidade de campos de atuação da psicologia, pautados em princípios éticos da profissão:
- Atenção à saúde: profissionais aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como, atuar com altos padrões de qualidade dentro dos princípios da ética/bioética;
- Tomada de decisões: profissionais fundamentados na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir sobre as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas e, contextuais;
- Comunicação: profissionais que dominam a comunicação verbal e não verbal, capazes de orientar-se para a interação com outros profissionais de saúde e o público em geral, capazes de manter a confidencialidade das informações;
- Liderança: profissionais aptos a assumirem posições de liderança, gerir processos e pessoas, considerando a atuação em equipes multiprofissionais, tendo em vista o bem-estar da comunidade e, a integralidade da atenção à saúde;
- Administração e gerenciamento: profissionais aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de trabalho;
- Educação permanente: profissionais capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, considerando as constantes transformações contextuais.
DIFERENCIAIS DO CURSO DA FGP
- Oferecemos para os nossos alunos o suporte, a liberdade e o acesso a conteúdos e práticas de modernas
- Modelo acadêmico inovador: mesclando disciplinas teóricas básicas com trilhas de ensino diferenciadas.
- Acesso a Laboratórios e Informática com Softwares específicos das diversas áreas da Psicologia.
- Desenvolvimento de Projetos Integradores Interdisciplinares.
- Professores Mestres e doutores com ampla experiência Acadêmica e Profissional
- Vasta programação de Eventos e Palestras para aproximação dos alunos com profissionais de mercado.
- Laboratório de Anatomia
- Laboratório Morfuncional
- Laboratório de Microscopia
A formação do Psicólogo, de acordo com as Diretrizes Curriculares, tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades:
- Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
- Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
- Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
- Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
- Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
- Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
- Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
- Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
- Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
- Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
- Atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
- Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
- Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
- Apresentar trabalhos e discutir ideias em público;
- Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
DURAÇÃO: 5 ANOS
CARGA HORÁRIA: 4.032 horas
• Abordagem Fenomenológica, Existencial e Humanista.
• Análise Experimental do Comportamento
• Atividades Complementares
• Código de Ética Profissional
• Comunicação e Expressão
• Estágio Supervisionado em Processos Clínicos (A), Processos de Prevenção e Promoção de Saúde (B) ou Investigação Científica (C)
• Estágio Supervisionado I (Núcleo Básico) Observação
• Estágio Supervisionado II (Núcleo Básico) – Projetos de Intervenção Social
• Estágio Supervisionado III (Núcleo Básico) – Projetos de Intervenção Educacional
• Estágio Supervisionado IV (Núcleo Básico) – Projetos de Intervenção Institucional.
• Estudos Sociológicos e Antropológicos
• Ética e Cidadania
• Fenômenos e Processos Psicológicos
• Fundamentos da Psicologia Social
• Fundamentos Estatísticos para Psicologia
• Fundamentos Históricos da Psicologia
• Gestão de Carreira e Projetos em Psicologia
• Metodologia do Trabalho e da Pesquisa Científica
• Métodos e Técnicas de Avaliação Psicológicas
• Neuroanatomofisiologia
• Neuropsicologia
• Orientação profissional
• Projeto de Pesquisa em Psicologia
• Psicanálise
• Psicobiologia
• Psicofarmacologia
• Psicologia da Aprendizagem
• Psicologia da Saúde :Prevenção, promoção e intervenção (Tópicos em Saúde Coletiva)
• Psicologia do Desenvolvimento I (Infância e Adolescência)
• Psicologia do Desenvolvimento II (Vida Adulta e Envelhecimento)
• Psicologia e Inclusão
• Psicologia Educacional e Escolar
• Psicologia Jurídica
• Psicologia Organizacional
• Psicopatologia da Criança e do Adolescente
• Psicopatologia do Adulto e do Envelhecimento
• Psicoterapia Breve
• Psicoterapia de Família e Casal
• Psicoterapia em Grupo
• Psicoterapia Fenomenológica, Existencial e Humanista
• Saúde Mental e Trabalho
• Supervisão de Estágio
• Técnicas de entrevistas
• Temas Emergentes em Psicologia
• Teoria Comportamental Cognitiva
• Teorias da Personalidade
• Teorias e Técnicas em Psicoterapia
• Teorias e Técnicas Grupais
• Tópicos Avançados em Psicologia e Investigação Científica
• Tópicos Avançados em Psicologia e Processos Clínicos
• Tópicos Avançados em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde
• Trabalho de Conclusão de Curso