Faculdade FGP fará declaração do IR gratuitamente para pessoas físicas.
A hora de prestar contas ao Leão está chegando. E a Faculdade FGP, em Pederneiras, vai auxiliar pessoas físicas a fazerem a declaração simplificada sem cobrar pelo serviço. A iniciativa, de cunho social, contará com o apoio dos alunos dos cursos superiores de Ciências Contábeis e Administração sob a orientação de professores. Os interessados devem comparecer à Faculdade entre os dias 17 e 18 de abril, das 19h às 22h. É importante apresentar os documentos pessoais, como CPF, RG e comprovante de residência, além dos informes de rendimento, os quais podem ser obtidos nas agências bancárias onde se possui conta e com o RH da empresa onde trabalha.
Além de ajudar quem precisa de orientação para declarar o imposto de renda, o projeto, denominado “IRPF Solidário” arrecadará alimentos não perecíveis para entidades assistenciais de Pederneiras. Quem buscar o atendimento na Faculdade pode contribuir com um quilo de algum produto, como arroz, feijão, macarrão, leite.
“Esse projeto é uma forma de contribuir com o aperfeiçoamento da formação dos nossos alunos e também de colaborar com a comunidade, seja na orientação da declaração, seja com as entidades assistenciais do município”, ressalta o professor Sérgio Luiz Francisco, coordenador do curso de Ciências Contábeis da FGP e um dos responsáveis pela iniciativa do IRPF Solidário. A expectativa é de que cada atendimento, em média, dure em torno de 30 minutos. A Faculdade fica na rua Professor Massud José Nachef, 2.855, Parque da Colina, em Pederneiras.
Prazo
O período para prestar contas à Receita Federal começou dia 7 de março e vai até 30 de abril. Está obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018 — o mesmo valor do ano-base de 2017. Neste ano, a declaração tem uma diferença quando comparada com o formulário do ano passado. Agora, o contribuinte precisa informar o CPF de todos os dependentes, independentemente da idade deles.
A recomendação dos especialistas é que o contribuinte separe todos os documentos necessários para a prestação de contas. Os papéis mais importantes que o contribuinte deve ter em mãos são os informes de rendimento tanto da empresa onde trabalha quanto das instituições financeiras nas quais são mantidos investimentos. Além disso, é preciso ter os recibos médicos. É por meio das informações contidas nestes documentos que o contribuinte deve preencher sua declaração.
Multa
A Receita alerta que os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. O contribuinte tem o prazo de 30 dias, a partir da entrega em atraso, para efetuar o pagamento. Quem não prestar contas ainda terá pendências no CPF. (Assessoria de imprensa)