Liderança exige aprendizado constante.
Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal são atribuições decisivas para o bom desempenho na gestão
Para liderar é preciso decidir com precisão. Saber aproveitar o potencial e a vocação de cada peça da equipe. Somado a essas competências, ter influência entre os liderados é fundamental para o líder alcançar o máximo de eficiência em sua gestão. No entanto, sem a busca incessante por conhecimento o desempenho da liderança está fadado ao fracasso.
“O líder precisa ser visto como uma inspiração e deve atuar como professor. É isso que o liderado espera dele. Por isso, é tão importante se capacitar e se desenvolver individual e profissionalmente”, ressalta José Norberto Basso Júnior, professor e coordenador da pós-graduação em Gestão de Pessoas da Faculdade FGP, em Pederneiras.
Todo profissional, de uma maneira geral, quer contar com o apoio de suas lideranças para crescer na carreira. E o benefício dessa relação é mútuo. Ao desenvolver seus colaboradores, o líder forma uma equipe mais qualificada, potencializa o trabalho individual e em equipe, tornando suas ações mais assertivas. Isso gera melhores resultados, além da retenção das peças mais bem preparadas do grupo.
“Contar com o apoio do gestor é motivador para o liderado. Ele começa a ter visão de futuro, das oportunidades de desenvolver suas competências e de alcançar plenamente o sucesso profissional”, acrescenta Basso Júnior. A contribuição do gestor, lembra o professor, é ainda mais fundamental quando o colaborador está iniciando a carreira e não sabe qual área seguir.
Ainda de acordo com o professor, a capacidade versátil dos líderes é cada vez mais requisitada e colocada à prova pelas empresas, já que novas gerações, com hábitos diferentes, chegam ao mercado. “Cada vez mais as empresas discutem a dificuldade de lidar com as novas gerações profissionais, como a Y, por exemplo. Integrá-la à equipe e retê-la por mais tempo são desafios para os gestores de agora. Portanto, é preciso estar atualizado para ser assertivo ao selecionar, motivar e medir o desempenho desses novos profissionais”, destaca.
Conhecimento
O estudo e o desenvolvimento pessoal devem ser incessantes na carreira de qualquer gestor de pessoas. Todo profissional que pensa ou já ocupa este cargo precisa se conhecer primeiro para analisar e entender com maior precisão seus liderados. “Aprender diariamente a desenvolver uma visão holística é essencial. Isso significa ganhar a equipe, desenvolvê-la com um constante aprendizado de novas habilidades”, sugere Basso Júnior. O professor lembra que as pessoas procuram pelo melhor emprego e as empresas pelo melhor profissional, o que chancela a importância da capacitação constante.
A Faculdade FGP, por exemplo, oferece a pós-graduação em Gestão de Pessoas, que capacita profissionais das mais diversas áreas para liderar equipes. A procura, inclusive da região, é alta. Os alunos buscam aprimoramento profissional e mais domínio sobre o mercado atual. (Assessoria de imprensa)