Nesta terça-feira, 16, a partir das 19h, a Faculdade FGP realiza o 1º Evento em Comemoração à Luta Antimanicomial com o tema “Nós da Luta”. Uma programação se estenderá ao longo da noite, com início às 19h, no auditório da Faculdade, onde será exibido o documentário “Em nome da razão”. Na sequência haverá um debate “Nós da Luta: Como a sociedade vê o sofrimento mental”. A mediação será feita pela Profa. Dra. Adriana Meiado, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da FGP, Mestre em Educação Especial (UFSCar) e Doutora em Educação Escolar (Unesp/Araraquara), além de pesquisadora em Saúde Coletiva (Unesp/Botucatu).
Uma mesa de discussão começa às 20h, debatendo o tema “A Rede de Saúde Mental à luz da legislação: Avanços e Retrocessos”. Entre os convidados estão o psicólogo Diego Augusto dos Santos e o advogado Alex Tincani Pacheco.
“A Luta Antimanicomial é um movimento descentralizado que historicamente busca por atendimentos mais humanizados, com proximidade entre profissional e atendido, visando ao cuidado em comunidade, sem o isolamento que os antigos manicômios impunham”, ressalta a professora Adriana Meiado.
Para ela, o dia 18 de maio é uma oportunidade importante para consolidar os avanços nas políticas públicas e marcos legais. “E também de quebra de preconceitos sociais acerca das pessoas em sofrimento psíquico, garantindo o acesso ao trabalho, à saúde, à cultura, à convivência e à participação social”, acrescenta.